PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NA ÓTICA DA COSMOVISÃO CRISTÃ BÍBLICA

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Resumo

A proposta a ser perseguida na investigação busca explicitar a relação que pode ser efetivada entre a proposta curricular e a cosmovisão bíblica no âmbito da Educação Cristã. Nesse sentido, o objetivo visa discutir sobre a instrumentalização dos pressupostos no processo de construção curricular e a maneira como eles podem ser aplicados ao processo da formação humana. Para que tal finalidade seja concretizada, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e descritiva. A intenção é apresentar argumentos que versem sobre os pressupostos da cosmovisão cristã a serem aplicados na formação humana, por intermédio do processo ensino e aprendizagem a ser concretizado na proposta curricular da instituição educativa quer seja de natureza formal e ou informal. A pergunta norteadora no plano da argumentação investiga de que maneira os pressupostos da cosmovisão cristã bíblica podem ser aplicados ao currículo e como eles serão materializados no contexto do ensino e da aprendizagem. Considera-se que a proposta curricular projeta a identidade da formação pretendida, por isso que se defende a necessidade de trabalhar com os pressupostos da cosmovisão bíblica em sua composição, porque eles são essenciais na constituição identitária do seu público-alvo.

Palavras-chave: Identidade. Pressupostos. Cosmovisão Bíblica. Currículo. Educação Cristã.

CURRICULAR PROPOSAL OF CHRISTIAN EDUCATION UNDER DE OPTICS OF BIBLICAL COSMOVISION

ABSTRACT: The proposal to be pursued in the investigation seeks to explain the relation that can be implemented between the curricular proposal and the biblical cosmovision in the context of Christian Education. In this sense, the aim is to discuss the instrumentalization of assumptions in the process of curricular construction and the way in which they can be applied to the process of human formation. For this purpose to be achieved the research follows a qualitative approach of the bibliographic and descriptive type. The intention is to present arguments that deal with the assumptions of the Christian cosmovision to be applied in human formation, through the teaching and learning process to be implemented in the curricular proposal of the educational institution, whether formal or informal. The guiding question, in terms of argumentation, investigates how the assumptions of the biblical Christian cosmovision can be applied to the curriculum and how they will be materialized in the context of teaching and learning. It is considered that the curricular proposal projects the identity of the intended training, which is why the need to work with the assumptions of the biblical cosmovision in its composition is defended, because they are essential in the identity constitution of its target audience.

Keywords: Identity. Premises. Biblical Cosmovision. Curriculum. Christian Education.

Biografia do Autor

Gleyds Silva Domingues, FABAPAR

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Educação Cristã. Bacharel em Direito e Teologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná e do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Participante do grupo de Pesquisa: LAPPUC - Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR.

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Publicado

30/06/2023